Educação (An Education)
Filme inglês, de 2010, dirigido por Lone Scherfig, conta a história de uma jovem estudante de 16 anos que se prepara para inscrever-se em Oxford. Boa aluna e filha dedicada de um casal de classe média, ela estuda bastante para ser bem sucedida na difícil seleção. Certo dia, ela conhece um homem charmoso, bem mais velho que ela, com hábitos modernos que se interessa por ela.
Categoria: filmes
O filme conta a história de uma jovem Jenny Carey, estudante de 16 anos que se prepara para inscrever-se na Universidade de Oxford, para estudar língua inglesa, em 1961. Boa aluna e filha dedicada de um casal de classe média, ela estuda bastante para ser bem sucedida na difícil seleção. Certo dia, ela conhece na rua David, um homem charmoso, bem mais velho que ela, com hábitos modernos que se interessa por ela. Jenny fica impressionada com as atitudes extrovertidas do homem e seus hábitos de novo-rico: frequentar boates, fumar, beber bebidas alcoólicas, ir a leilões e eventos, além de conhecer Paris e ter um carro esporte último tipo. Ela aceita a corte do rapaz que visita os pais da garota que ficam igualmente impressionados com David e acabam abrindo a guarda e deixando a filha aceitar os convites de David. Não demora muito e Jenny aprende a fumar e a beber e com amigos do namorado, muda seus hábitos, encantada com o novo estilo de vida, entusiasmada por impressionar suas colegas de classe. Finalmente, vem a data da viagem a Paris quando Jenny completa 17 anos e decide que é hora de deixar de ser virgem. Assim, de frente para a Torre Eifel, ela se torna mulher. A fortuna de David, entretanto, não parece ter uma origem muito confiável, mas Jenny faz vistas grossas para os deslizas do namorado. Ela é pedida em casamento quando, por acaso, tem acesso a uma correspondência de David, descobrindo que o moço é casado. Ela rompe o noivado e ele desaparece, deixando a desiludida garota às voltas com seus antigos sonhos de estudante, ajudada por professoras que tentaram alertá-la sobre o caminho que escolhia. Mas, a decepção é um grande aprendizado e ela consegue seu lugar em Oxford.
O importante para a pesquisa EDUCOMUNICAÇÃO: A ARTE E O SABER – Estudo das Manifestações da Ciência sobre a Arte e da Arte Sobre a Educação, é a ambiguidade com que educação é tratada na obra – será educação a instrução formal que Jenny parece ignorar e desprezar diante das possibilidades que David abre para ela? O filme procura mostrar que os novos hábitos que surgem – consumismo e busca pelo constante prazer, inclusive sexual – vão tornar menos atrativos os estudos e a instrução formal que exige tempo, dedicação e cuidado? Ou será que o filme fala que a vida concreta e suas decepções é que educam as pessoas para as escolhas consistentes e conscientes?
Nitidamente, há uma polarização entre essas duas formas de educação – a educação tradicional e formal, fornecida por uma instituição renomada, e a vida com seu glamour passageiro e superficial. O filme parece mostrar que só a primeira permite frutos permanentes e duradouros, capazes de definir o lugar das pessoas na sociedade e na vida. Entretanto, há muito de preconceito contra os novos hábitos sociais que chegaram na década de 1960, como o fumo e o álcool. Afinal, onde os bem-sucedidos formandos de Oxford gastam os bons salários que sua formação possibilita?
Para nós é interessante essa ambiguidade, uma vez que defendemos a ideia de uma educação que prepare para a vida e para a escolha de uma ética condizente com o prazer. Mas também consideramos que o prazer e o desejo fazem parte do desenvolvimento humano. É preciso que a educação formal saiba lidar com eles para que não permaneça atrelada ao racionalismo e à erudição. Se a educação do colégio religioso em que Jenny estudava tivesse ensinado a moça a lidar com o desejo e o prazer, ela teria sido tão facilmente enganada? Fica aqui a pergunta.
Essa questão aparece em algumas críticas ao filme, como esta de João Ricardo D.:
O filme traz um debate bem interessante sobre como aprender sobre arte, música, cinema , etc. na prática é supostamente "melhor" que receber o ensino na sala de aula, e como, mesmo dessa forma, nem sempre as pessoas com "bom gosto" são pessoas legais.
Eu até aprendi umas coisinhas que não conhecia durante o filme, me senti em uma sala de aula, aprendendo história e recebendo uma aula de atuação de Carey Mulligan, que não só ensina como atuar bem, mas também ensina como por a atuação e o filme em sintonia.
VÍDEOS
Aqui é feito o resumo do registro a ser incluido.
palavras-chave: exemplo 1, exemplo 3, exemplo 3Analisa as terapias de grupo e a maneira como podem contribuir para atividades educacionais, especialmente envolvendo o desenvolvimento das artes e o uso de metodologias extraídas de atividades artísticas, a partir do desenvolvimento do Psicodrama, criado pelo romeno/turco Jacob L. Moreno ,
palavras-chave:Pequeno resumo biográfico de Robert Schumann - nascido em 1810 na Saxônia. Começou a compor antes dos 7 anos. Influenciado pelo romantismoAos 14 anos escreve ensaios sobre música. O transtorno mental se manifestara em 1833. Em 1854, tentativa de suicídio. Foi internado em um hospício onde vem a falecer
palavras-chave:Sinopse do episódio: O Deus Tupana estava bravo e castigava o povo Saterê-Mawé. Pra acalmar sua ira, a corajosa jovem Yaci-May viaja pelo rio Andirá até o céu-estrelado. Mais calmo, o poderoso espírito universal decide entregar um grande presente aos homens, a palmeira de Açaí. Uma história do povo filho do guaraná e que vem lá do médio rio Amazonas.
palavras-chave:PESQUISAR ACERVO