Estudo das Manifestações da Ciência sobre a Arte e da Arte Sobre a Educação.
O presente projeto tem por objetivo desenvolver os estudos em Educomunicação, tendo como principal objeto de pesquisa as relações entre arte, conhecimento e educação. Baseia-se na constatação de que, na Modernidade, após cerca de quatrocentos anos de hegemonia da escrita como linguagem preferencial para a ciência e a educação, as transformações havidas na sociedade e na ciência, na passagem do século XIX para o XX, levaram a uma crescente preponderância das imagens como forma de conhecimento e referência da relação do ser humano com a realidade. Essas transformações dizem respeito ao desenvolvimento dos meios de comunicação e da produção industrial de bens simbólicos, bem como às revoluções científicas da física à psicanálise que abalaram a crença no positivismo e no racionalismo. O projeto busca fazer um levantamento bibliográfico e iconográfico da educação nos séculos XIX e XX e da discussão que estabelece entre educação e imagem. Todo o processo será desenvolvido com a construção concomitante de um site onde cada etapa da pesquisa será registrada e analisada.
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É LIvre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (1997).
Atualmente é Professora Titular em Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo, aprovada como Professora Sênior da USP em 2021. Tem Pós-Doutoramento na Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação Media e Jornalismo - CIMJ - de Lisboa (Portugal), sediado na Universidade Nova de Lisboa. Sua experiência como pesquisadora é na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, arte, educação, sociologia. Foi fundadora e coordenadora do OBCOM - Núcleo de Apoio à Pesquisa - Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.
É psicanalista formada pelo Instituto Brasileiro de Ciência e Psicanálise e atua em clínica psicanalítica.