Análise de Programas educacionais transmitidos por streaming PODCAST
O Podcast ouve professores, especialistas e alunos do Ensino Médio. Inicia por reclamações e protestos contra o ensino on line, especialmente por falta de tecnologia adequada e treinamento dos professores. O novo Ensino Médio prevê mais tempo dos alunos na escola, divisão por áreas do conhecimento e organização de itinerários para o Ensino Médio. A mudança de currículo não parece mudar a evasão escolar. Professores atribuem os problemas dos alunos às desigualdades sociais e não ao currículo. Há conflito entre os conteúdos dos Percursos Educacionais e Itinerários Formativos e as habilidades e competências previstas no BNCC - Base Nacional Comum Curricular. A pandemia parece ter prejudicado a implementação. Por enquanto, professores e gestores estão confusos com o que fazer. Há reclamações em relação ao período de transição.
Categoria: podcasts
SITE:
Folha na Sala toda terça-feira, a cada 15 dias.
Voltado para professores da rede pública, o podcast Folha
na Sala debate
os desafios da educação e traz reflexões sobre as práticas profissionais dos
educadores. O programa foi lançado em 2019 e
já conta com três temporadas, cada uma com foco em um grande tema. É possível
conferir os conteúdos nos principais “tocadores” de podcasts – incluindo o
Spotify – ou aqui pelo site do Itaú Social. Conheça as temporadas:
Título do Episódio: Novo ensino médio: entre professores
confusos e alunos inseguros
Data: 12/10/2022
Descrição: Folha de São Paulo
Plataformas Spotify, Pocket Casts, Apple Podcasts,
Google Pod Casts e Folha de São Paulo
Sinopse do episódio:
A Folha de São Paulo desta terça feira mostra quais são as
principais mudanças no Ensino Médio que passa por uma de suas maiores reformas
das últimas décadas e tem confundido professores e gestores sobre sua
implementação e estudantes sobre seu futuro.
O novo modelo prevê obras temáticas de áreas de extas,
humanas e biológicas que deverão ser escolhidas pelos alunos e cada instituição
estabelece como se dá o processo de aprendizado.
A insegurança decorre d receio de que falte conteúdo
necessário das áreas não prioritárias ou que o ENEM (hoje, uma prova
vestibular) não acompanhe esses conteúdos.
Resumo: O Podcast ouve professores, especialistas e alunos do Ensino Médio. Inicia por reclamações e protestos contra o ensino on line, especialmente por falta de tecnologia adequada e treinamento dos professores. O novo Ensino Médio prevê mais tempo dos alunos na escola, divisão por áreas do conhecimento e organização de itinerários para o Ensino Médio. A mudança de currículo não parece mudar a evasão escolar. Professores atribuem os problemas dos alunos às desigualdades sociais e não ao currículo. Há conflito entre os conteúdos dos Percursos Educacionais e Itinerários Formativos e as habilidades e competências previstas no BNCC - Base Nacional Comum Curricular. A pandemia parece ter prejudicado a implementação. Por enquanto, professores e gestores estão confusos com o que fazer. Há reclamações em relação ao período de transição.
Títulos de outros episódios (máximo de dez)
Instituição Produtora: Jornal Folha de São Paulo
Assunto/Tema: Educação Brasileira, com foco no Ensino
Médio
Duração: 29’
Público: educadores e profissionais da educação em
geral
O que é pedido ao público:
Avaliação –
sim não
Assinatura – sim não custo
Inscrição –
sim não
Divulgação
– sim não
Quem assina, a que tem acesso? Os comentários só podem
ser feitos por assinantes do jornal
Propaganda: Itaú e Folha de São Paulo, LATAM Airlines
Interação com ouvintes: espaço para comentários
Apresentadores:
Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro
Coordenação: Angela Pinho e Magê Flores
Edição de som: Luan Alencar
Gênero: 4 mulheres
Idade:
Aparência:
Site: Folha na Sala
Convidados: Professora de Porto Alegre e professores
da Escola Alexandre Von Humboldt, de São Paulo
Fernando Cassio – Universidade Federal do ABC
João Paulo Cepa – Movimento pela Base
Vitor de Ângelo – CONSED Conselho Nacional de Secretários da
Educação
Música e sons: gravação de sons da escola e músicas
de fundo
Patrocinadores: Folha de São Paulo e Itaú Social
VÍDEOS
ANEXOS
FOTOS
Aqui é feito o resumo do registro a ser incluido.
palavras-chave: exemplo 1, exemplo 3, exemplo 3Analisa as terapias de grupo e a maneira como podem contribuir para atividades educacionais, especialmente envolvendo o desenvolvimento das artes e o uso de metodologias extraídas de atividades artísticas, a partir do desenvolvimento do Psicodrama, criado pelo romeno/turco Jacob L. Moreno ,
palavras-chave:Pequeno resumo biográfico de Robert Schumann - nascido em 1810 na Saxônia. Começou a compor antes dos 7 anos. Influenciado pelo romantismoAos 14 anos escreve ensaios sobre música. O transtorno mental se manifestara em 1833. Em 1854, tentativa de suicídio. Foi internado em um hospício onde vem a falecer
palavras-chave:Sinopse do episódio: O Deus Tupana estava bravo e castigava o povo Saterê-Mawé. Pra acalmar sua ira, a corajosa jovem Yaci-May viaja pelo rio Andirá até o céu-estrelado. Mais calmo, o poderoso espírito universal decide entregar um grande presente aos homens, a palmeira de Açaí. Uma história do povo filho do guaraná e que vem lá do médio rio Amazonas.
palavras-chave:PESQUISAR ACERVO