Resumo

Liberdade como Justiça, com Severino Ngoenha

A filosofia pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais, de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Categoria: podcasts


Fotos

0

Videos

0

Documentos anexados

0



Liberdade como Justiça, com Severino Ngoenha

Podcast Filosofia pop aborda a filosofia como parte da cultura.

A filosofia pop é um podcast que aborda a filosofia como parte da cultura. A cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, a gente vai estar aqui pra continuar essa conversa com vocês. Intercalando com nossos episódios normais, de quando em quando vamos apresentar episódios de entrevistas temáticas especiais.

Sinopse do episódio: Recebemos o filósofo Severino Ngoenha para uma conversa sobre a Liberdade como Justiça; a proposta de redescrição e desmame (lomuku) da filosofia para atender aos problemas que nossas sociedades enfrentam, as relações entre filosofia africana e afor-brasileira etc; o projeto de um filosofar em comum nos PALOP.

Na semana passada, o filósofo Bissau-guineense Filomeno Lopes proferiu uma palestra durante o encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). Não por acaso, essa entrevista de Severino Ngoenha pode ser ouvida como um complemento aquela palestra, isso porque os dois autores na filosofia africana um projeto em comum de diálogo filosófico com os países de língua oficial portuguesa.

Severino Ngoenha é filósofo, professor e também diretor da Escola Doutoral de Filosofia na Universidade Pedagógica do Maputo, em Moçambique. É considerado hoje um dos pensadores mais influentes dos países africanos de língua oficial portuguesa, tendo publicado livros de referência no campo da filosofia política, filosofia africana, ecologia e arte, como Tempos da Filosofia (2004), Lomuku (2009), Manifesto: Por uma terceira via (2019)  e Filosofia Africana: das independências às liberdades (2019). Seus principais trabalhos incluem uma análise crítica dos discursos da filosofia africana, além de crítica da sociedade moçambicana contemporânea. Foi reitor da Universidade Técnica de Moçambique e tem diversas produções em jornais, rádios e televisão, dialogando também com o campo das artes, através do atelier Dialogarte.  


Plataformas: Spotify, Youtube, Instagram, Facebook, site


Título do Episódio: #167 – Liberdade como Justiça, com Severino Ngoenha

Títulos de outros episódios (máximo de dez)

- #165 – Slavo Zizek

- #164 – Teoria Crítica Racial, com Isis Conceição

- #163 – Psicopatia, com Gabriel Arfeli

- # 162 – Djéli, com Toumany Kouyate

- #161 – Descartes, com Marcis Cavalcante


Instituição Produtora: Filosofia pop

Assunto/Tema: Filosofia 

Duração: 52min

Público: Em geral

O que é pedido ao público:

Avaliação – sim          

  Assinatura – sim               custo: 19,90/mês sem interrupções Spotify

Inscrição – sim      

Divulgação – não


Quem assina, a que tem acesso? 

 A todo conteúdo do spotify

Propaganda: Não

Interação com ouvintes: Sem espaço para comentários

Apresentadores: MARCOS CARVALHO LOPES

Gênero: Masculino

Site: https://filosofiapop.com.br

Convidados: Severino Ngoenha

Música e sons: Música no início do podcast. 



VÍDEOS


ANEXOS


FOTOS

OUTROS ITENS ADICIONADOS RECENTEMENTE AO ACERVO :

Resumo de Exemplo

exposicoes

Aqui é feito o resumo do registro a ser incluido.

palavras-chave: exemplo 1, exemplo 3, exemplo 3


Leia mais ...

Psicodrama e educação

textos

Analisa as terapias de grupo e a maneira como podem contribuir para atividades educacionais, especialmente envolvendo o desenvolvimento das artes e o uso de metodologias extraídas de atividades artísticas, a partir do desenvolvimento do Psicodrama, criado pelo romeno/turco Jacob L. Moreno , 

palavras-chave:


Leia mais ...

Romantismo, Schumann, arte e loucura

saude-mental

Pequeno resumo biográfico de Robert Schumann - nascido em 1810 na Saxônia. Começou a compor antes dos 7 anos. Influenciado pelo romantismoAos 14 anos escreve ensaios sobre música. O transtorno mental se manifestara em 1833. Em 1854, tentativa de suicídio. Foi internado em um hospício onde vem a falecer

palavras-chave:


Leia mais ...

A origem do Açaí

podcasts

Sinopse do episódio: O Deus Tupana estava bravo e castigava o povo Saterê-Mawé. Pra acalmar sua ira, a corajosa jovem Yaci-May viaja pelo rio Andirá até o céu-estrelado. Mais calmo, o poderoso espírito universal decide entregar um grande presente aos homens, a palmeira de Açaí. Uma história do povo filho do guaraná e que vem lá do médio rio Amazonas. 

palavras-chave:


Leia mais ...

PESQUISAR ACERVO

A P O I O


Siga-nos